01/01/2008

* straight from the garden : o alecrim

É...o verão tá aí...e com força total !!
É hora de baixar a guarda , afrouxar a gravata, desamarrar os sapatos e relaxar. É imperativo cuidar do corpo, da mente e embebedar-se de sol , de mar e de bom astral. É hora também de optar por uma alimentação mais leve e mais saudável.

Extremamente versáteis, as ervas são a bola da vez. Abuse delas em seus chás, drinkes, sorvetes, bolos, saladas, carnes e assim por diante. Só o que não vale é a falta de criatividade.
.
Durante esses meses de temperaturas solares, o Straight From The Garden os auxiliará focando nessas pequenas "gemas" do éden . Serão postadas semanalmente informações gerais sobre cada erva seguidas de receitas divertidas e de fácil execussão, afinal de contas , a palavra estress não combina com a estação.

O ALECRIM

O alecrim é originário da Costa do Mar Mediterrâneo. É também conhecido pelo nome de "Rosmarinus" que lembra a denominação latina "ros marinus" - "rosa do mar".
Para os romanos esta planta simbolizava o amor e a morte e por isto era plantada próximo à soleira das portas das casas. A igreja católica também o usava nos seus rituais, queimando-o como incenso.

Sob o domínio do Sol ,o alecrim é uma planta que ama o calor e a vida. Ele aquece e estimula o cérebro e o corpo, é ótimo como cardiotônico, estimulante, anti-reumático, resolve rapidamente dores de estômago e asias, restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental. Ele restitui rapidamente a energia perdida, dá mais estrutura de trabalho aos que lidam muito com o mental racional, é uma das ervas que ajuda na depressão e estados permanentes de cansaço por problemas emocionais.

Na culinária é recomendado para carnes de porco, cabrito carneiro e peixe. É usado também para aromatizar vinagres e óleos.Por ter um sabor muito forte, deve ser usado com moderação. Alguns raminhos de alecrim jogados sobre as brasas enquanto se faz churrasco, deixa a carne com um aroma delicioso.

BOLO DE ALECRIM E ÓLEO DE OLIVA
foto:llunkes








Acredite, você está diante de algo extraordinário. De uma simplicidade quase monástica, essa receita foi ressuscitada por um dos mais celebrados e paparicados chefs de New York : Mario Batalli. Na real, o titio Batalli desenterrou essa jóia rara de um de seus diários de bordo - famintas anotações redigidas durante as suas inúmeras viagens pelos cantos mais remotos da velha Itália.

Companhia ideal para um final de tarde, seja com um despretensioso chimarrão no parque, seja com o pomposo acompanhamento de figos frescos, creme chantilli e um toscano vin santo, esse "gioco da ragazzi" vai fazer a alegria de quem estiver pela roda.

ingredientes

4 ovos
3/4 xícara de açúcar fino
2/3 xícara de óleo de oliva, extra virgem
2 colheres de sopa de alecrim fresco, picado miudamente
1,5 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento quimico
1/2 colher de chá de sal marinho

preparo

1. Aqueça o forno ( 170 graus centígrados ). Unte um forma de pão ( aproximadamente 25 centimetros de comprimento) com manteiga.
2. Numa bacia funda, bata os ovos por mais ou menos 60 segundos. Adicione o açúcar e continue batendo até obter uma cor pálida.
3. Diminuindo a velocidade do fuê, adicione em um fio o óleo do oliva , vagarosamente, como se estivesse fazendo uma maionese.
4. Gentilmente , misture o alecrim.
5. Em outro recipiente, peneire a farinha, o sal e o fermento. Incorpore cuidadosamente esses ingredientes secos na mistura de ovos.
6. Disponha a massa na forma e asse por uns 50 minutos, virando a cada 15 minutos para obter um cozimento uniforme. Assegure-se de que o bolo está totalmente assado inserindo um palito na massa. O palito deverá estar seco ao ser retirado.
7. Permita que o bolo esfrie levemente dentro da forma antes de retirá-lo da forma . Disponha-o em uma grade para que esfrie completamente.
8. Corte em fatias e sirva-o acompanhado de figos frescos e sorvete de baunilha, ou creme chantilli.

Serve 10 pessoas

***

Nenhum comentário: