29/12/2007

* atraindo boa sorte para 2008













( foto: Max Pereira )

Para muitos de nós, a primeira aurora de janeiro simboliza uma oportunidade ímpar para esquecermos as agruras do passado e projetarmos um futuro mais otimista e abundante. É a chance de começarmos tudo novamente partindo do ponto zero. Mas por que deixar esse novo porvir acontecer ao acaso se podemos interferir seduzindo os deuses da boa fortuna a interceder em nossso favor?

Existe uma grande variedade de pratos e comidas aos quais é creditado o poder de atrair bons fluídos para essa nova etapa que está por despertar com o tenro alvorescer do dia primeiro. Os costumes variam de cultura para cultura mas há similaridades impressionantes no que concerne ao que é ingerido nos diferentes cantos desse mundinho.

Então galera, arregacem as mangas, levantem as âncoras, baixem as velas e assumam o leme dessa nova jornada. Preparem a sua ceia de acordo com a benevolência dos deuses e deixem que os novos ventos conduzam as suas caravelas pelos seguros portos de um Feliz Ano Novo ou, pelo menos, de um Feliz Pneuzinho Novo!
Sucesso a todos e ... tin,tin !!

AS UVAS

Na Espanha, os esperançosos ingerem 12 uvas brancas no exato momento em que o relógio dá as suas 12 badaladas, anunciando o fim e o começo de dois ciclos. Abocanha-se uma uva para cada blén-blón. Cada uma representa um mês do ano de certa maneira que, caso a terceira uva seja azeda, o mês de março promete ser árduo e rugoso. Esse costume propagou-se por Portugal e pelas colônias espanholas como a Venezuela, Cuba, Equador e Peru.

AS FOLHAS VERDES

Folhas verdes - como a couve, a acelga e o repolho - são cobiçadas por um simples e óbvio motivo : elas assemelham-se ao dinheiro dobrado e , portanto, simbolizam riqueza. Os dinamarqueses preparam um ensopado de couve com canela e açúcar. Os alemães ingerem sauerkraut e, ao sul dos EUA, a hortaliça dos supersticiosos é a acelga.

AS LEGUMINOSAS

Feijões, lentilhas e ervilhas tambem endossam as bençãos da boa sorte. Essas sementes incham e dobram de volume quando cozidas. Quem, em sã consciência, não desejaria que o mesmo ocorresse com a sua conta bancária à medida em que o novo ano vai cozinhando?

Os italianos comem cotechino con lenticchie ( sausages com lentilhas verdes) logo após a meia noite. Os alemães mergulham suas colheres em um ensopado de lentilhas ( ou ervilhas ) com sausages cortadas em rodelas, numa clara alusão ao formato das moedas.

No Brasil , o consumo de lentilhas como o primeiro prato do ano também está associado à fartura e , no Japão, um doce de feijões nos 3 primeiros dias atraem as boas novas do novo período que está se iniciando.

O PORCO

O costume de ingerir carne de porco na noite do ano novo está baseada na idéia de que os porcos, por fuçarem a comida empurrando-a para frente, estimulam o progresso. Essa carne é servida em Cuba, Espanha, Portugal, Hungria, Alemanha, Suécia e Áustria. Os austríacos até decoram suas mesas com porquinhos feitos de marzipan e chocolate. Essa iguaria é também consumida na Itália e nos EUA onde o alto teor de gordura sugere riqueza e prosperidade.

OS DONUTS , BAGELS e ROSCAS

Muitas culturas acreditam que todo o alimento que possui a forma de um anel atrai sorte porque seu "shape" circular simboliza um " ciclo completo que será cumprido". Por isso, os holandeses juram de pés juntos que comer donuts no reveillon irá garantir ao glutão um próspero ciclo de sucessos para os 12 meses que estão a caminho.

OS NOODLES

Os noodles são uma parte importante da celebração do ano novo japonês. Essas massas prometem uma vida longa . Deve-se, entretanto, ter o cuidado de não quebrá-las ao ingerí-las evitando, assim, o risco de engolir um indigesto ano de abominável azar.

A ROMÃ

Na Turquia, as vitrificadas sementes da preciosa romã magnetizam dinheiro e felicidade.

OS PEIXES

Em outras partes do globo, comer peixes que nadam em grandes cardumes atrai riqueza infinita para os precavidos que os abocanham após a meia noite do dia 31. Portanto, ao mar com as redes e FELIZ 2008 !


ps: a incrível foto desse artigo foi generosamente cedida por um querido amigo. Vale a pena conferir o site dele e conhecer o fantástico trabalho que o Max Pereira constrói com um olho e um indicador.



Nenhum comentário: