07/01/2008

* the next hot wave ? limoncello !




Você vai aprender a fazer esse decadente licor ...e agradecer de joelhos!


Sun, sea, summer! Ah, essa SSSantíssima Trindade do verão!
Puro ou "on the rocks" o Limoncello vai pegar essa onda. Usado para enriquecer o aroma de outros drinkes, esse "néctar" pode ainda ser abusado na cozinha em saladas, massas e sobremesas. "Lambuzado" sobre sorvetes e salada de frutas vai dar aquele toque diferencial .
Originário do sul da Itália, Capri, Sardenha e Sicília, essa versátil vedete está se tornando uma personagem importante no cenário internacional. E você não vai ficar de fora! Ou vai?

A RECEITA

1 litro álcool de cereais (encontrado em farmacias de manipulacao)
12 limões sicilianos
1 litro água mineral
900 gramas de açúcar
1 fava de baunilha

1. Lave os limões bem em água quente para remover qualquer resíduo de cera e pesticidas. Seque-os.

2. Com um descascador de vegetais remova cuidadosamente a casca tendo o cuidado de não incluir a parte branca da mesma ( isso deixará o seu licor amargo).

3. Coloque em um recipiente de vidro o álcool e a casca do limão. Cubra e deixe essa infusão num lugar escuro e fresco por 30 dias. ( fora da geladeira)

4. Passados os 30 dias: corte a fava da baunilha no meio no sentido longitudinal. Raspe com uma faca as minúsculas sementes pretas que encontram-se na fava.

5. Numa panela, ferva a água, o açúcar e as sementes de baunilha com a fava. Deixe esfriar e adicione a mistura álcool/limão.

6. Deixe "marinando" por mais 7 dias. Coe.

7. Coloque numa garrafa vazia de vodca ou outra qualquer e leve ao freezer. O seu limoncello está pronto para o pecado!

OBS:
.
* A parte mais árdua do processo todo é a paciência . Algumas receitas encurtam o tempo de maturação da bebida. Mas acredite, você não se arrependerá por nenhum minuto dessa espera.
** Se voce substituir laranjas pelos limões você obterá um primo-irmão do contreau : o narancello. So, why don't you make both ??


I


Vai aí de lambujem ( hahahaha...eu me entrego! ) três receitas pooooooooooodre de bacanas de como usar seu limoncello e cativar a admiração de seus convidados.

COCKTAIL "SORRENTO"

2 partes de limoncello (ou 1 parte de contreau e 1 de limoncello), gelado
2 partes de espresso gelado
1 parte de creme chantilli
raspas de limão

Numa taça de martini ou vinho, disponha o limoncello. Coloque o café por cima e depois acrescente o chatilli. Disponha as raspas de limão sobre o chantilli.

FRUTAS TROPICAIS COM CREME DE MASCARPONE E LIMONCELLO
( para 8 pessoas )

¾ xícara de creme de leite fresco (gelado)
115 g de queijo mascarpone
½ xícara de açúcar mais 3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de limoncello
8 xícaras de frutas tropicais picadas
1 colher de sopa de raspas de limão siciliano

1. Numa vasilha grande, misture o mascarpone, o creme, as colheres de açúcar e o limoncello. Bata até formar uma "neve".
2. Combine as frutas, a casca do limão ralada e a ½ xícara de açúcar em outro recipiente.
3. Misture gentilmente e deixe marinar na geladeira por 30 minutos.
4. Disponha as frutas em 8 taças e o creme de mascarpone por cima. Sirva.
.
* você encontra mascarpone em Porto Alegre na " Queijaria"


"PESTOCELLO"

Uma variação insólita e "stress free" do sempre benvindo "pesto".

No processador de alimentos , combine 1 tomate grande bem maduro, várias folhas de manjericão. Cubra com óleo de oliva e casca ralada de um limão e queijo parmesão ralado a gosto. Acrescente umas 2 a 3 colheres de sopa de limoncello, sal e pimenta a gosto. Processe até obter uma pasta de textura rústica. Sirva por sobre tomates cerejas e mozzarela de bufala.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meus joelhos estão em franjas de tanto agradecer por esta receita. Meu namorado (que por coincidência é um Luciano) vai ficar de joelhos pra mim quando eu o atacar de limoncello. Vai sair latindo em italiano, ah vai! kakakakakakak! Esse blog é um verdadeiro êxtase! Obrigada e muita luz pra ti, Lu Diuntudo!

Luciano Lunkes disse...

isso mesmo!! deixa o Luciano-xará-meu de joelhos e mostra a ele quem é que realmene manda na família!! heheh... Ah, a receita é realmente maravilhosa. Mas diz pro teu Lucci não beber tudo de uma vez só...afinal, tem que sobrar um pouco pra ser testado nas receitas...
Um super abraço e volte sempre ao Concha...