10/01/2008

* straight from the garden 3 : a salsa



" ...e floresciam os rechonchudos e aveludados prados de violetas e salsas...".
Homero em "A Odisséia"

Desde o renascimento das ervas na culinária mundial nas últimas décadas, a salsa - apesar de sua longa e ilustre história - tem sido uma personagem severamente injustiçada. Subjugada a um papel de mera coadjvante, seja através dos irregulares chuviscos por sobre tristes e acinzentados pratos seja para vestir a comida com o seu famigerado e inútil "galhinho", à essa fantástica planta tem se imposto o desmerecido status de "cidadã de segunda classe".
.
Extremamente apreciada em outras culturas, entretanto, a salsa possui a sua própria luz. Num âmbito que vai de saladas à braseados, omeletes e pastas até infusões em oleos, molhos e vinagres, essa verdinha da família da cenoura e do aipo está reconquistando o merecido espaço que por direito lhe pertence.


A Salsa Verde ( molho verde )


A receita básica italiana tem provavelmente 2000 anos e é originária do leste do mar mediterrâneo. Os legionários romanos a importaram para a Itália de onde foi exportada para a França e Alemanha pelas famílias de comerciantes de Bologna e Crevenna. Tradicionalmente, os ingredientes eram picados manualmente. A salsa verde, um molhos verde rústico à base de ervas, é um condimento para carnes, peixes, aves e vegetais grelhados. Seu ingrediente mais dominante é a salsinha fresca. De super fácil elaboração e de um sabor refrescante indiscutível, essa deliciosa "papa" aromática é uma excepcional opção para você "apimentar" o seu churrasco à beira da piscina ou sob a dançante brisa do mar...

a receita
(Rende 2/3 xicara)

3 colheres de sopa de alcaparras, drenadas
3/4 xícara de folha de salsa
2 colheres de sopa de echalotes ou cebola roxa, picada
1 colher de chá de mostarda dijon
½ colher de chá de alho, picado
1 colher de chá de pasta de anchovas ou 3 filés de anchovas
8 cornichons (minúsculo pepino em conserva)
algumas folhas de hortelã (opcional)
algumas folhas de manjericão (opcional)
1/3 xícara de óleo de oliva
1 colher de sopa de vinagre jerez ou de vinho tinto
sal
pimenta do reino a gosto

Preparo:


1. Processe os primeiros 9 ingredientes até picá-los em fragmentos pequenos. Transfira para um recipiente e adicione o óleo de oliva, sempre mexendo com cuidado (*).

2. Até esse ponto,você pode guardar a salsa verde na geladeira. Antes de servir, retire-a da refrigeração. Retorne à temperatura ambiente e adicione o sal, o vinagre e a pimenta do reino.

3. Sirva sobre a sua carne grelhada favorita.
.
(*) o óleo de oliva tem a característica de tornar-se amargo quando batido muito vigorosamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Chef,
existe um relaçao entre a salsa verde e o chimichurri uruguaio?
Antônio