Originária do sul da europa a sálvia era associada na mitologia greco-romana à imagem dos faunos e sátiros que davam um dedinho, digo, um casco por uma festa de arromba embalada por muito sexo, booze, rango e rock'n'roll. It kinda sounds like a fun summer party!
Extremamente versátil essa planta é perfeita para as carnes de porco, frango, fauno e vitela além de ser um ótimo aromatizante de sopas, massas, molhos, embutidos, queijos e até de algumas bebidas. So, let’s try it...com as bençãos de Pã !
Bruschetta de fígado de frango com pancetta, cebolas caramelizadas e sálvia
Eu sei, eu sei ! Tem muito gauchão por aí que arrepia até as boleadeiras só de pensar em fígado de frango. Mas sou capaz de apostar que a maioria desses grandões pilchados já devorou um bom pedaço de pão caseiro com um bom patê de fígado "da mamãe" e retornou à cozinha para outra fatia. A adição de cebolas caramelizadas , pancetta, sálvia e o vinho madeira torna essa fantástica iguaria italiana irresistível até a esses machões gaudérios de paladares mais irredutíveis e dengosos ... para o alívio e a felicidade geral de suas maternas matronas !!
2 colheres de sopa de oleo de cozinha
1 cebola pequena , cortada e fatiada em lamidas finas
250 g fígado de galinha, limpo e cortado no meio
50 g de pancetta ou bacon suave (não defumado), picado bem miudo
2 dentes de alho, laminados
2 folhas grandes de sálvia, cortadas bem finas
16 folhas de sálvia pequenas e inteiras ( para fritar)
pimenta do reino, a gosto
sal marinho, a gosto
1 pitada de allspice ( opcional)
2 colheres de sopa de vinho madeira , ou marsala ou cognac
1 baguete
1 dente de alho
4 colheres de sopa de óleo de oliva extra virgem
*
Preparo
1. Numa frigideira de fundo grosso salteie a cebola ate caramelizar. Transfira-as para um coador e deixe escorrer o excesso de gordura.
2. Seque os fígados com um papel-toalha. Cozinhe o alho e a pancetta na mesma frigideira até dourá-los levemente. Adicione os fígado e salteie até que fiquem dourados e que estejem ainda macios ao toque.
3. Adicione a sálvia picada, pimenta do reino, o sal e o allspice. Misture. Acrescente o vinho ou o cognac e flambe.
4. No processador de alimentos, adicione metade da cebola caramelizada e os fígados. Pulse até obter uma pasta rústica. Sirva por sobre as torradinhas com folhas de sálvia fritas e o restante das cebolas por sobre as pastinha.
Para as torradinhas
Corte 16 fatias finas (em um ângulo) do baguete. Esfregue o dente de alho em cada fatia e chuvisque óleo de oliva por sobre cada peça. Leve ao forno a 190 graus por alguns minutos até torrá-las levemente. Procure não deixá-las dura, somente crocantes.
2 comentários:
muito divertido !
legal que voce gostou, rafa...volte sempre
Postar um comentário