05/01/2008

* Straight From the Garden 2 : o coentro

Esta aí algo tão marcante como o sensual aroma do verão. Com um acentuado buquê cítrico, não há outra erva que nos reporte mais aos eróticos meses do solstício do que o "exótico cilantro".

O coentro

Uma das plantas mais populares dos Jardins Suspensos da Babilônia, o coentro - também chamado de salsa chinesa - é originário do Oriente Médio e do sul da Europa. O conhecido Papyrus de Thebas ( 1552 AC) já mencionava as qualidades culinárias e medicinais dessa erva cujas folhas e sementes estão presentes na culinária do mundo todo. Os chineses o veneravam pelo seu poder afrodisíaco e como fonte de imortalidade. Na Idade Media, envolto em uma bruma de mistérios, o coentro era utilizado pelas "bruxas" nas poções chamadas de filtros do amor utilizados nas práticas de magia sexual.
.
O uso da raiz é pouco conhecido por aqui, mas muito comum no sudeste Asiático. No Brasil, o coentro fresco é tempero indispensável na elaboração de peixes e frutos do mar, especialmente no Norte e no Nordeste, onde não se faz moqueca sem essa erva. É um dos ingredientes do garam masala, uma mistura de especiarias de origem indiana. Seu aroma lembra o de frutas cítricas.
.
As folhas, de sabor levemente amargo e pungente, são usadas para aromatizar peixes, frutos do mar, carnes brancas, legumes, chutneys e preparação à base de ovos. Quando cozido por um longo tempo, o sabor e o aroma ficam menos acentuados. As sementes têm um gosto mais adocicado do que a erva fresca e são extensamente empregadas em curries indianos.
.
Guacamole
.
Guacamole ( guaca:abacate/ mole:molho) é um pasta espessa de abacate que é tipicamente servida com tortilla chips. Existem muitas variações sobre o mesmo tema mas a receita básica contém abacate amassado, tomates, cebola roxa, coentro, limão taiti (o verde) e chilies ( pimentas). É temperado com sal, pimenta e cominho.
.
A guacamole é tradicionalmente servida em um mocahete , um pilão de pedra vulcânica encontrado no México.
.
A rvore dos testículos", como era chamado pelos aztecas o abacateiro devido a masculina forma anatômica de seu fruto, produz o ahuacatl (abacate) que os conquistadores espanhóis chamaram de "aguacate". As mulheres aztecas eram proibidas de sair de suas casas durante a colheita do abacate sob o medo de serem chamadas de impuras. Este estigma perdurou por séculos.
.
Além de ser um provável afrodisíaco ( os cientistas nunca confirmaram mas também jamais refutaram tal teoria) a guacamole carrega varios benefícios nutricionais: o abacate contém mais potássio que a banana, tem um alto teor de vitamina A, ajuda na absorção do colesterol ruim e é um poderoso antioxidante. Quer mais?
.
Quando for escolher o abacate para o seu guacamole de preferência ao avocado (também chamado de abacate californiano ou Hass) que possui uma textura mais cremosa e um sabor bem mais complexo.
.
a receita
.
3 avocados, maduros mas firmes
1 cebola roxa, cubos pequenos
3 tomates, cubos pequenos
1 pimentão laranja, cubos pequenos
óleo de oliva, a gosto
açúcar, pitada
suco de 2 limões
cominho em pó, a gosto
1 molho pequeno de ciboulette, picado
.
preparo:
.
Amasse o avocado com um garfo.
Adicione a cebola, os tomates, o pimentão, o suco de limão ( a gosto ).
Tempere com o sal, a pitada de açúcar e o cominho.
Acrescente o óleo de oliva e a ciboulette.
Sirva com tortilla chips ou outro tipo de chips.

2 comentários:

Rosane Vargas disse...

Luciano, onde eu encontro avocado em Porto Alegre? É difícil conseguir qualquer coisa diferente por estas bandas?
abraço

Luciano Lunkes disse...

olha,Rosane... Porto Alegre é um cidade bastante complicada gastronomicamente falando. O que mais me tira do sério e´o quesito "consistência no fornecimento". O que você encontra hoje no supermercado, amanã estará em falta - com certeza-, e sabe-se lá quando encontraremos o produto de volta às prateleiras. O avocado é um desses exemplos: há lugares onde o estabelecime encomenda, por exemplo, uma caixa de avocados. Enquanto todas as unidades dessa caixa não forem vendidas o comerciante simplesmente não encomenda outra. Um pequeno detalhe: a espera entre a nova encomenda e a reposição do produto leva algumas semanas (!!??) Não dá pra entender essa mentalidade retardada!! E assim vai...um vendedor de verduras conhecido deixa de comprar 50 maços de coentro para revendê-los aos clientes porque se, ao final do dia, 2 sobrarem na prateleira ele perderá dinheiro. Então ele decide comprar somente 10 maços!! ...e deixa de vender os outros 38!! Não dá pra entender isso mesmo!! Isso me tira do sério. Mas, vamos lá...você encontra avocado no Zaffari. Talvez , você ainda o encontre no Paulinho Cobal ( fone: 3362.8348). Procure por avocados pesados, de cor uniforme e firmes ao toque mas não demasiadamente duros. Eles devem cedem levemente quando pressionados suavemente. Um super abraço e estamos aqui para tentar sanar as dúvidas. Obrigado pela visita. Volte sempre.