gold news/
Goldsztein
n44
foto: Dan Berger
Ideal para as febris noites de verão, o gazpacho - de origem espanhola/moura - é uma sopa gelada de vegetais crus tendo o tomate como a sua base estrutural. De efeito compulsivo à repetição, essa poção - de uma certa veia melodramática e misteriosa - hipnotiza impiedosamente as suas vítimas pelo seu visual provocativamente sexy e generosamente mundano.
Não poderia imaginar nada mais "Almodóvar" !
...
ingredientes:
15 tomates bem maduros
500 g de polpa de tomate
1 cebola roxa
5 dentes de alho
2 pepinos grandes
1 pimentão vermelho grande
1 pimentão amarelo grande
2 a 3 talos de aipo ( folhas removidas)
1/4 molho de orégano fresco
1 molho pequeno de coentro
tabasco a gosto
1 colher de chá de cominho em pó ( opcional)
1 colher de sopa de molho inglês
vinagre de jerez a gosto
sal e uma pitada de açúcar para balancear a acidez
Procedimento:
1. Dividir os 8 primeiros ingredientes em duas porções. Processe a primeira porção no liquidificador até obter um purê homogeneo. Reserve.
2. Pulse a segunda metade dos ingredientes no processador até obter pequenos fragmentos . Cuidado para não processar demais. Deve-se obter um contraste de texturas entre a primeira e a segunda partes.
3. Misture ambas e adicione o tabasco, o molho inglês, o cominho, o jerez, o sal, a pitada de açúcar e as ervas picadas. Experimente e faça os ajustes necessários. Adicione o suco de tomate para ajustar a consistência , se necessário.
4. Leve à geladeira e reajuste o sal antes de serví-lo. Sirva o gazpacho em copos com um ramo de coentro ou com brochetes de camarão e avocado. Rende de 10 a 15 porcoes .
Dica: se voce acrescentar vodca ao gazpacho voce obterá o que eu chamaria de "Bloody Gazpacho", um original e ousado cruzamento do Bloody Mary com o Gazpacho.
2 comentários:
Cheguei ao seu blog através da Fer, e me encantei com a descoberta :)
As receitas e a maneira como as introduz, com comentários sobre os detalhese características das mesmas, dão um toque único e especial.
Voltarei mais vezes :)
Por favor, Sandreane
be my guest! rs...Abração e volte sempre.
Postar um comentário