14/12/2007

* receita: gazpacho

revista
gold news/

Goldsztein
n44










foto: Dan Berger


Ideal para as febris noites de verão, o gazpacho - de origem espanhola/moura - é uma sopa gelada de vegetais crus tendo o tomate como a sua base estrutural. De efeito compulsivo à repetição, essa poção - de uma certa veia melodramática e misteriosa - hipnotiza impiedosamente as suas vítimas pelo seu visual provocativamente sexy e generosamente mundano.

Não poderia imaginar nada mais "Almodóvar" !

...

ingredientes:

15 tomates bem maduros

500 g de polpa de tomate

1 cebola roxa

5 dentes de alho

2 pepinos grandes

1 pimentão vermelho grande

1 pimentão amarelo grande

2 a 3 talos de aipo ( folhas removidas)

1/4 molho de orégano fresco

1 molho pequeno de coentro

tabasco a gosto

1 colher de chá de cominho em pó ( opcional)

1 colher de sopa de molho inglês

vinagre de jerez a gosto

sal e uma pitada de açúcar para balancear a acidez

Procedimento:

1. Dividir os 8 primeiros ingredientes em duas porções. Processe a primeira porção no liquidificador até obter um purê homogeneo. Reserve.

2. Pulse a segunda metade dos ingredientes no processador até obter pequenos fragmentos . Cuidado para não processar demais. Deve-se obter um contraste de texturas entre a primeira e a segunda partes.

3. Misture ambas e adicione o tabasco, o molho inglês, o cominho, o jerez, o sal, a pitada de açúcar e as ervas picadas. Experimente e faça os ajustes necessários. Adicione o suco de tomate para ajustar a consistência , se necessário.

4. Leve à geladeira e reajuste o sal antes de serví-lo. Sirva o gazpacho em copos com um ramo de coentro ou com brochetes de camarão e avocado. Rende de 10 a 15 porcoes .

Dica: se voce acrescentar vodca ao gazpacho voce obterá o que eu chamaria de "Bloody Gazpacho", um original e ousado cruzamento do Bloody Mary com o Gazpacho.




2 comentários:

Sandreane disse...

Cheguei ao seu blog através da Fer, e me encantei com a descoberta :)
As receitas e a maneira como as introduz, com comentários sobre os detalhese características das mesmas, dão um toque único e especial.
Voltarei mais vezes :)

Luciano Lunkes disse...

Por favor, Sandreane
be my guest! rs...Abração e volte sempre.