14/12/2007

* New York Times/ pag2

" O jantar daquela noite seria informal, mas os pratos que o chef planejou tinham a ambição de (quem estava, naquele momento, em uma cozinha de) um restaurante. Somente a sobremesa era composta de 5 elementos: uma sopa de cidra morna e aromotizada, uma compota gelada de maçã granny smith, um bolinho frito de maçã (e vinho moscato), uma quenelle de sorvete de creme azedo e uma escultura de caramel. Tudo isso a ser preparado a partir do ponto zero nas 7 horas que se seguiram"


***
" ... a esposa e sua convidada degustaram um red snapper (peixe vermelho) sobre uma cama de corações de alcachofras embebidas numa piscina de um consomê de tomates ao acafrão; seu esposo, que prefere carne vermelha, comeu filé mignon orgânico sobre um ragú de batatas "fingerling", cogumelos silvestres e espinafre. "

***
" Nos 10 minutos seguintes, com todos os seis queimadores do fogão em chamas, os elementos dos dois pratos-principais convergiram por sobre os novos pratos. Ele os finaliza espalhando ciboulettes picadas, limpando os pingos borrados dos molhos e enfeitando com as lâminas de funcho. Endireitou a sua postura curvada, respirou fundo e levou-os para dentro."


" só os chatos são brilhantes no café da manhã "
Oscar Wilde

Nenhum comentário: