31/03/2008

* vídeo-gourmet : cheesecake cítrico de queijo de cabra e figos

Oh, yeah! O "Concha" está lançando o seu primeiro vídeo-gourmet . E para esse shooting inaugural, o chefinho aqui - diretamente de sua cozinha -escolheu brincar com figos, a fruta mais descolada do outono. Não saia daí!
Volto já-já !
fotos: llunkes

***

Encontrei esquecida, no fundo do meu catastrófico armário, uma filmadora tão velhinha que eu era capaz de jurar que ela funcionava à querosene. Constatando, então, que era de uma geração levemente mais moderna, achei que podia encarar a parada e resolvi dar uma utilidade à ociosa fulaninha. Pois é, foi assim que surgiu esse primeiro vídeo do Concha : to-tal-men-te
a-ma-dor !! Uma produção miserável ... de fundo de quintal ... marginal mesmo! heheh.. (aviso: se você for um profissional da área da comunicação, pense duas vezes antes de abrir o arquivo! Just in case!!). Este primeiro vídeo-gourmet é somente um teste. Se der certo, invisto minhas "nicras" numa digital bem bacana. Mas enquanto o senhor Godot não dá as caras, vamos ficando com a antiguinha mesmo.

***

Minha intenção, ao criar essa torta combinando figos com queijo de cabra, está baseada em uma antiga tradição pastoril mediterrânea onde era costume alimentar os cabritos com o caprifigo, o fruto que a figueira masculina produz e que é desprezado pelo homem. O figo, tal como o conhecemos, vem da contraparte feminina da planta. O resultado dessa "pie-linização" ficou fantástico! Que viagem!!

A receita

Crosta de Lady Fingers ( biscoito champanhe )

110 g de manteiga mole
1,5 claras de ovo, ( mais ou menos)
1,5 pacotes ( 270g) de lady fingers (triturado)
pitada de sal
1 tsp gengibre
em pó

Recheio

1 ½ xícaras de boursin ou chèvre (queijo de cabra), temperatura ambiente (*)
1 xícara de iogurte natural

7 colheres de sopa de açúcar
3 ovos grandes ( desculpe! eu disse 2 nos vídeo)
casca de 2 limões sicilianos, ralados mais suco de 1/2 limão
casca ralada de uma laranja valenciana (de preferência)
1 colher de chá de essência de baunilha
1/4 colher de chá de essência de amêndoas
3 colheres de sopa de farinha de trigo, peineirada
6 figos grandes, cortados longitudinalmente em 4 partes

(*) você encontra o queijo de cabra na feira orgânica do brique da Redenção aos sábados pela manhâ

Preparo

Para a crosta

1. Bata levemente as claras com a pitada de sal. Reserve.

2. Adicione o gengibre ao biscoito triturado. Adicione a manteiga e incorpore bem.

3. Acrescente as claras dos ovos até obter uma massa úmida, que se adere ao ser comprimida na palma da mão. Se ainda estiver farelenta, acrescente mais um pouco de clara com cuidado para não deixá-la úmida demais.

4. Trabalhando em pequenas porções, ajeite essa massa na forma, pressionando-a contra as paredes da mesma de forma a cobrir toda a superficie do fundo e as laterais. Faça uma cobertura homogêna e relativamente fina.

5. Leve ao forno à temperatura de 200 graus centígrado por 9 minutos. Retire-a e deixa-a esfriar levemente.

Para o recheio

1. Bata todos os ingredientes do recheio no liquidificador ou no processador de alimentos. Reserve.

2. Disponha os figos cortados nas bordas da crosta assada (que ainda encontra-se na forma) de forma a obter um "anel" de figos , posicionando as pontas dos mesmos para cima.

3. Coloque a mistura do queijo no centro da crosta. Ela irá esparramar-se e preencher a pie até chegar ao seu topo e imergir metade dos figos.

4. Leve a torta de volta ao forno por mais 30 minutos( ou 20min ..ou até 15min...depende do seu forno... portanto, confira a cada 10 minutos). Remova e deixe esfriar. Sirva com sorvete de iogurte e gengibre (quem quiser a receita eu forne;o) ou com o seu sorvete preferido. Voilá !

obs:


Sabe cumé, o chefinho estava nervoso no seu primeiro vídeo e falou um monte de asneiras. Foram, ao todo, uns 37 "tá(s)" que o babacão balbuciou. Mas ele jura que vai melhorar... então tá, vamos aguardar ! rs

***

Roda o video aí, Zé!!


13 comentários:

Anônimo disse...

Amei!!!

Gente, a arte da cozinha é tambem visual. Quer coisa melhor do que vermos o próprio "Chef" preparar as delícias que vamos aprender?
Parabéns Luciano! o Vídeo ficou ótimo. Que seja o primeiro de muitos outros.

Luciano Lunkes disse...

Que bom, Berenice. Vai ser sim. A idéia é postar um vídeo por semana com receitas bem acessíveis, elegantes e saborosas. Estou negociando uma parceira com um profissional bacanão que vai dar um upgrade na qualidade dos vídeos...aí ninguém mais segura o chefinho...heheh...super beijo, guria. Não desapareça. Continue me visitando aqui no concha.

Unknown disse...

MUUUUIIIITO BOM !
Aquele figo que escorregou foi olho meu ...rsrsrsrsr.
Gostei do vídeo parabéns ao Chef e ao Zé . Agora, deixe não a gente com água na boca , próximo encontro festivo do coral, essa sobremesa dos deuses não pode faltar . Beijão pelo sucesso cinematográfico

Luciano Lunkes disse...

eólica???? vou passar o resto da minha vida tentando adivinhar quem e´essa minha amiga cheia de mistérios!! olha, cuidado com o olho, aí...olho gordo é feio...heheh...beijo grande! ah, o Zé ta dando um "oizinho"...

Anônimo disse...

Figo é uma das minhas frutas prediletas e esta torta deve ficar ótima. Acho que o vídeo, por ser o primeiro, ficou muito bom.
Gica

Luciano Lunkes disse...

O próximo vídeo será muuuuuuuuuuuuuuuuuito melhor. Encontrei um parceirão que tá afim de ajudar nas filmagens. O cara estudou cinema e manja do babado. Vamos lançar o nosso primeiro vídeo da dupla na semana que vem quando faremos um risoto dos deuses...dá uma visitadinha e vais ver...super obrigado pela força. bjus

Anônimo disse...

sou uma mulher simples que aprecia coisa chic... gostaria de saber se essa delicia, dá pra congelar, afim de oferecer esse sacrifício a quem mereça.... tô louca pra fazer...mas pra quem mereça esse chiquê todo...Parabens.. vc é ótimo na receita e na expressão

bj , Laika

Luciano Lunkes disse...

Oi Laika

concordo com você : simplicidade é chic, sem dúvida. O simplório é que e´simplório. Posso te garantir que tanto a crosta de lady fingers como o recheio de queijo de cabra congelam super bem. A minha dúvida, entretanto, é em relação aos figos. Imagino que eles mudarão de textura. Vai aí um conselho: ao descongelar a torta procure descongelá-la no compartimento inferior da sua geladeira de um dia para o outro. Assim os cristais de gelo formados durante o congelameno danificarão menos os figos. Ao congelar a torta, faça-o em um recipiente hermeticamente fechado retirando o máximo de ar possivel. O motivo é exatamente o mesmo: evitar a formação desses cristais que realmente prejudicam a qualidade final do produto. No mais, acho que vale a pena tentar. Super abraço e qualquer dúvida, bata na porta do Concha. Será um prazer auxilia-la.

Anônimo disse...

M-A-R-A-V-I-L-H-A!!!
Ainda estou babando sobre o teclado...
Poderias explicar como a torta foi desenformada sem machucar os figos? Eu só conheço aquelas formas que abrem.
Não esqueça que uma vez na Rede, tu vais atingir amadores como eu, que gostam de se meter a besta.

abraços

Anônimo disse...

M-A-R-A-V-I-L-H-A!!!
Ainda estou babando sobre o teclado...
Poderias explicar como a torta foi desenformada? Eu só conheço aquelas formas que abrem.
Não esqueça que uma vez na Rede, tu vais atingir amadores como eu, que gostam de se meter a besta.

abraços

Luciano Lunkes disse...

olha Tonico

voce pode comprar as formas para pie de fundo removível. è super facil de retirar a torta pie de dentro. Basta você empurrar o fundo para cima! As simple as that! fácil mesmo. Obrigado pela visita, e se ainda tiveres dúvida, por favor. Vou ficar mais do que feliz em poder te ajudar. abração

Anônimo disse...

Luciano,

Fico super chateado em ficar aqui ocupando o tempo de um Chef com besteiras, mas o que fazer...
Eu já tenho essas formas com fundo removível, mas acho as bordas muito altas. Reparei no filme que vc usa uma forma com fundo não removível e com as bordas na altura certa...mas fiquei curioso para saber como vc desenformou a pie sem machucá-la. Onde posso encontrar uma forma, pelo menos parecida?
Vou te passar meu e-mail para que não tenhas que colocar no Blog essas bobagens - acveiga@terra.com.br
Ah! Desculpa as várias mensagens iguais na primeira vez, mas eu achei que não estavam indo. OK?

Obrigado!

Luciano Lunkes disse...

Tonico, fica frio...tenho o mairo prazer em ajudar.... a forma que eu usei tem o fundo removivel sim.... as bordas dela sao fixas diferentes daquela de as bordas cedem para se extrair o bolo de dentro. Voce pode encontra-la na casa do padeiro, tavez ate no mercado publico ou ainda nessas casas especializadas em cozinha...tenho a impress'ao que comprei a minha no mercado publico, nao tenho certeza...por favor, nao fique na duvia..continue perguntando. Super abraco e obrigado pela visita. Volte sempre.