21/03/2008

* o camelbert e a caravana láctea

Por que essa gostosona siliconada aí ao lado está gerando tanto zumzumzum nas rodas gastronômicas do momento ? I'm gonna tell ya !



"Camelbert is the new cheese in town". É o que os afortunados nova iorquinos tem lido ultimamente nos anúncios de novidades dos principais estabelecimentos gastronômicos como os tradicionalíssimos Zabar's, Sahadi's, Garden of Eden e nos cardápios de certos restaurantes da moda. A primeira remessa de 50 kilos desse exótico laticínio aterrisou na Big Apple no final de março e promete agitar esse mega centro, incansávelmente ávido por curiosidades. Em breve, chegarão às disputadas prateleiras outros produtos como o próprio leite, yogurtes, sorvetes, chocolates de luxo e até cosméticos, todos provenientes dessas careteiras dromedárias.

Embora o leite de camelo seja um milenar componente da dieta de culturas nômades de vários países de climas desérticos como a Mauritânia - de onde essa novidade é originária - seus subprodutos são invenções muito recentes. Produzido pela Caravane, uma empresa especializada no ramo, o "fromage de camelle" e´um queijo bem macio no estilo do francês brie mas que assemelha-se a um camembert quadrado. Possui um sabor acentuado que lembra vagamente o chèvre (queijo de cabra) e se harmoniza perfeitamente bem com vinhos tintos.

Aos interessados no quesito "saúde", vai aí a deixa: o leite contém três vezes mais vitamina C e dez vezes a quantidade de ferro encontrados na sua contraparte bovina. É rico em manganês, vitamina B e baixo em gorduras. É um poderoso tônico contra várias doenças e reconhecido no mundo árabe como um eficientíssimo afrodisíaco. Ntão tá, né ...vamo nessa! Desconfio que já deu pra bola da vaquinha ... e do prá-lá-de-popular azulzinho da Pfizer.

***

4 comentários:

Anelise Nunes disse...

I'm very very curious...

LUCIANO LUNKES disse...

nice!! heheh

Anônimo disse...

Prezado Luciano,

Temos aqui um ótimo assunto para você nos presentear, da mesma forma como fez com a carne do churrasco e o peixe, em um de seus próximos textos: o leite!
Parabéns pelo seu belo trabalho e, por favor, divulgue o quanto antes as datas de suas próximas aulas na La Gourmandise.
Pretendo estar lá!
Abraços,
Daniela Bianco - Nova Sta. Rita/RS

LUCIANO LUNKES disse...

Oi Dani...você não fez o curso de Cozinha Vietnamita comigo no anos passado? Anyway...vai ter um curso de Cozinha Marroquina na LA Gourmandise no dia 7 de abril. De repente nos vemos lá ... beijo e obrigado pela visita! Ah..assim que conseguri provar o camelbert te digo...