21/03/2008

* o camelbert e a caravana láctea

Por que essa gostosona siliconada aí ao lado está gerando tanto zumzumzum nas rodas gastronômicas do momento ? I'm gonna tell ya !



"Camelbert is the new cheese in town". É o que os afortunados nova iorquinos tem lido ultimamente nos anúncios de novidades dos principais estabelecimentos gastronômicos como os tradicionalíssimos Zabar's, Sahadi's, Garden of Eden e nos cardápios de certos restaurantes da moda. A primeira remessa de 50 kilos desse exótico laticínio aterrisou na Big Apple no final de março e promete agitar esse mega centro, incansávelmente ávido por curiosidades. Em breve, chegarão às disputadas prateleiras outros produtos como o próprio leite, yogurtes, sorvetes, chocolates de luxo e até cosméticos, todos provenientes dessas careteiras dromedárias.

Embora o leite de camelo seja um milenar componente da dieta de culturas nômades de vários países de climas desérticos como a Mauritânia - de onde essa novidade é originária - seus subprodutos são invenções muito recentes. Produzido pela Caravane, uma empresa especializada no ramo, o "fromage de camelle" e´um queijo bem macio no estilo do francês brie mas que assemelha-se a um camembert quadrado. Possui um sabor acentuado que lembra vagamente o chèvre (queijo de cabra) e se harmoniza perfeitamente bem com vinhos tintos.

Aos interessados no quesito "saúde", vai aí a deixa: o leite contém três vezes mais vitamina C e dez vezes a quantidade de ferro encontrados na sua contraparte bovina. É rico em manganês, vitamina B e baixo em gorduras. É um poderoso tônico contra várias doenças e reconhecido no mundo árabe como um eficientíssimo afrodisíaco. Ntão tá, né ...vamo nessa! Desconfio que já deu pra bola da vaquinha ... e do prá-lá-de-popular azulzinho da Pfizer.

***

4 comentários:

Anônimo disse...

I'm very very curious...

Luciano Lunkes disse...

nice!! heheh

Anônimo disse...

Prezado Luciano,

Temos aqui um ótimo assunto para você nos presentear, da mesma forma como fez com a carne do churrasco e o peixe, em um de seus próximos textos: o leite!
Parabéns pelo seu belo trabalho e, por favor, divulgue o quanto antes as datas de suas próximas aulas na La Gourmandise.
Pretendo estar lá!
Abraços,
Daniela Bianco - Nova Sta. Rita/RS

Luciano Lunkes disse...

Oi Dani...você não fez o curso de Cozinha Vietnamita comigo no anos passado? Anyway...vai ter um curso de Cozinha Marroquina na LA Gourmandise no dia 7 de abril. De repente nos vemos lá ... beijo e obrigado pela visita! Ah..assim que conseguri provar o camelbert te digo...