21/02/2008

* receita: zaalouk de beringela

O Marrocos encontra-se em uma posição estrategicamente privilegiada na bacia Mediterrânea . Várias civilizações deixaram suas marcas nessa exótica e fascinante cultura, notadas principlamente em sua culinária. Ao contrário de seus vizinhos árabes, o Marrocos foi sempre a mais cosmopolita entre as culturas muçulmanas da região, o país que mais se abriu e absorveu a influência gastronômica externa que pode ser claramente percebida, por exemplo, nas suas "shladas" (saladas). Na forma de deliciosos antipastos italianos , tapas espanhóis ou até os mezes gregos , eles formam uma gama colorida de possibilidades, sendo perfeitos para serem devorados tanto em momentos mais formais à mesa como em ocasiões onde a descontração e a praticidade são desejadas.

O Zaalouk, que tem marcado sua fiel presença nas mesas marroquinas por séculos, é uma das raras receitas de influência otomana.


Ingredientes :

4 beringelas grandes
½ limão siciliano
4 dentes de alho, picado
1 cebola picada
pasta de anchovas , a gosto
3 colheres de sopa de óleo de oliva
1 colher de sopa de extrato de tomate
½ colher de chá de pimiento dulce ( páprica doce )
cominho moido, a gosto
½ molho de coentro fresco
½ molho de salsa
suco de limão ou vinagre de jerez, a gosto
sementes de gergelim para decoração
microfolhas de coentro para decoração

Procedimento:


1. Lave as beringelas, e remova a casca de duas delas. Corte todas as 4 em cubos pequenos e cozinhe-as no vapor por 25 minutos com a metade de um limão . Remova do fogo e pressione contra uma peneira para retirar todo o excesso de água.

2. Numa frigideira antiaderente, aqueça o óleo e o alho picado e cozinhe por mais ou menos 1 minuto até o alho ficar translúcido. Adicione o extrato de tomate e cozinhe por uns 45 segundos e acrescente as beringelas . Cozinhe sempre mexendo ate o líquido evaporar.

3. Adicione a páprica , o cominho, a salsa e o coentro. Retire do fogo a adicione suco de limão a gosto. Leve à geladeira e deixe esfriar. Antes de servir, adicione o sal, a pimenta, mais suco de limão e óleo de oliva. Sirva acompanhado de telhas de massa filo com gergelim ou torradinhas e... " Bismillah " !

6 comentários:

Unknown disse...

Queridíssimo, ameeeiii esta receita, vou ficar fãzoca do blog.
Beijão,
Cláudia

Luciano Lunkes disse...

Bem, entao estamos quites! sou teu fazao !! heheh...beijo

Anônimo disse...

Prezado Chef,

Um amigo meu havia me falado do seu blog.Fiz essa receita ontem para a minha namorada pois comemoramos o nosso aniversario de namoro. Foi o maior sucesso ! Ela adorou e eu tambem. Já fomos ao Marrocos e amamos a gastronomia local. Gostaríamos de saber se o senhor vai postar outras receitas desse tipo...Parabéns pelo blog. Porto Alegre estava precisando de algo assim.
César e Juliana

Luciano Lunkes disse...

Parabéns pelo aniversario, César e Juliana. Que essa data se repita várias vezes ainda. Eu também sou louco pela gastronomia marroquina. Trabalhei num restaurante Marroquino bem-bambambam em New York e foi aí que a paixão aconteceu.
Com certeza vou postar outras receitas e artigos sobre o Marrocos. Ah, me bateu uma inveja de vocês (picurrucha...rs): ainda não conheço aquele incrível país. Mas está certamente nos meus planos. Obrigado pela visita. Voltem sempre!! Qualquer dúvida estou à disposição.

Anônimo disse...

Caro Chef,

Preparei ontem um Zaalouk, mas ainda não conhecia a sua receita, veja bem, retirei a receita da revista alta gastronomia que não trabalha com variações de tempero, apenas beringelas, alho, limão, azeite e sal, só que a quantia indicada de alho eram 3 cabeças interias sem pele, imagine como ficou forte!!!!!
Aí resolvi conferir sua receita, com certeza deve ser mais suave e com sabor mais pronunciado!
Vou prová-la!!
Eu e meu marido temos uma loja de alimentos, um empório gastronômico, aqui ficamos procurando novidades sobre culinária mediterrânea pois amamos!!
Parabéns pelo seu trabalho,
Ana e Rogério

Luciano Lunkes disse...

oi Ana,
olha, acho que vais gostar dessa receita ! Depois me conta o que achaste, certo? Super abraco para voces dois ! Ate a proxima