07/02/2008

* straight from the garden 5 : a hortelã



A lenda grega conta que uma gatíssima ninfa de pele rosada e aveludada chamada Mentha estava prestes a ser seduzida por Hades (deus dos mortos) quando sua mal amada esposa Perséfone, num ataque irado de ciúmes tão típico das mulheres sem a menor compaixão em seus corações, transforma a miseravelzinha da ninfa em uma planta. Hades, numa tentativa desesperada e infrutífera de desfazer o feitiço de sua injustíssima e super desconfiada cônjuje, presenteia à sua agora-tão-verdinha-e–nem-mais-tão-aveludada-amante a sua inigualável fragrância. O resto da história eu não sei mas imagino que Hades e Perséfone fizeram as pazes e passaram o resto de suas apaziguadas tardes mediterrâneas a se empanturrar de kadaifis e baklavas fartamente regados com aquele saboroso chazinho de Mentha ... Que coisa chata, né ?

Originária do mediterrâneo e da europa a hortelã (menta), que por milênios tem sido amplamente empregada nas mais variadas cozinhas do globo, é uma excelente opção para paparicar os seus paladares nesse verão. Usem e abusem dessa "ninferva" em suas bebidas, brochetes, kibes, saladas, sorvetes, molhos, ervilhas, vinagres, carnes, omeletes, etc,etc...mas com muita cautela e discrição para não invocar a descontrolada ira de suas antenadíssimas parceiras. Sabe-se lá...não acho que voces seriam lá muito eficientes no quesito fotossíntese. Just in case!

Segue abaixo, 3 receitas que poderão protegê-los de um eventual ataque de ciúmes :

Keftas ( espetinhos) de cordeiro com hortelã e especiarias

Os Marroquinos chamam os seus kefta kebabs de brochettes, à maneira francesa. As ruas de Fez estão pontilhadas com pequenos brazeiros de onde espetinhos com as mais variadas carnes (keftas) inundam as ruas com seus aromas hipnoticamente irresistíveis. Muitas especiarias são empregadas nos keftas, mas de uma maneira tão contida e discreta que você dificilmente terá certeza do que eles contém.
(Serve 8 pessoas – 16 keftas)

1 kg de carne de cordeiro, moida
2 cebolas raladas
5 colheres de sopa de salsinha picada
5 colheres de sopa de hortelã picada
5 colheres de sopa de coentro picado
1,5 colher de chá de cominho moido
1,5 colher de chá de semente coentro, tostada e moida
1,5 colher de chá de paprica doce
½ colher de chá de gengibre em pó
¼ colher de chá de canela em pó
2 colheres de sopa de cebola seca em flocos ou pó
sal e pimenta do reino a gosto


Misture a carne com as cebolas, ervas e temperos e amasse vigorosamente até obter uma pasta. Com as mãos molhadas, divida a massa em 32 bolas do tamanho de ovos. Enrole-as com as mãos úmidas sobre a mesa de uma forma a obter pequenas salsichas. Introduza os espetinhos e pressione levemente a salsicha contra o espeto. Cozinhe os keftas na grelha em brasa por uns 4 minutos até ficarem prontos. Cuidado para não assá-los demais. Tornam-se secos muito rapidamente.
Sirva-os com um tabouli ou uma salada de tomates com queijo feta e pepinos acompanhados de rodelas de limão.
.
Pesto de hortelã, macadâmias e mel

Decadente com chocolate!! Adicionem esse néctar dos deuses em molhos de chocolates que vão sobre bownies, tortas, cookies e sorvetes... todos de chocolate! Vocês até que irão, num ato de cumplicidade atroz, justificar os atos daquela vil tirana da Perséfone.

½ xícara de macadâmias
2 xícaras abarrotadas de folhas de hortelã
1/3 xícara de mel
1 colher de sopa de extrato de baunilha natural
pitadinha de sal

No processador, pique as macadânias grosseiramente. Adicione os outros ingredientes e processe até obter um pasta. Transfira para um recipiente de cerâmica ou vidro, cubra com um papel filme para evitar o contato com o ar e mantenha o pesto na geladeira ate o uso.
Rende uma xícara.
.
O cubano mojito
.
Há zilhões de receitas de mojitos, mas esta era a favorita de Hemingway que mamou noutros tantos zilhões de copos na "La Bodeguita del Medio" em Havana, lugar onde essa prima-irmã da caipirinha foi concebida.

1 colher de chá de açúcar fino
50 ml suco de um limão taiti polpudo (o verde)
4 folhas de hortelã
1 ramo de hortelã
50 ml de Run branco (Havana Club)
50 ml de água mineral com gás

Disponha as folhas de hortelã em um copo e acrescente o suco de limão e o açúcar. Gentilmente amasse as folhas de hortelã. Adicione o gelo, o rum e a água mineral. Misture. Sirva com o ramo de hortelã imerso no drink.
Ps.: apesar de não estar na receita original, você pode acrescentar ao seu mojito pedaços de limão amassados .

Nenhum comentário: