09/06/2009

* na sorte de um amor tranquilo com sabor de fruta mordida

Morangos ao Creme Afrodisíaco de Balsâmico


Confira essa guloseima super fácil e bacana que vai deixar o seu benzinho todo dengoso no dia 12.
Irresistível ... mesmo!!




foto: llunkes


A ordem do dia é "no stress in the kitchen, baby", correto? Mas vocês irão concordar comigo que seria híper "cute" surpreender mister-or-misses-one com aquela sobremesinha sexy, feita com todo o seu carinho e que daria um garantido up nos eventos conclusivos daquela noite pra lá de especial. Então ... "tásperando" o quê ?? Vai lá e compra os ingredientes, pô !! O dia dos namorados é logo ali!

a receita
( para 2 porções, obviamente)

As pessoas ainda entendem o Aceto Balsâmico como um mero vinagre para saladas e ponto final. Mas esse ingrediente pode tornar-se um descolado coadjuvante em outras combinações menos convencionais e super saborosas. Com excelentes resultados nas parcerias com frutas - principalmente morangos - a adição do aceto nesse preparo deixará o creme suavemente azedinho e deliciosamente perfumado harmonizando perfeitamente com as frutinhas vermelhas. Nada que irá lembrar a sua salada de rúcula com tomates secos, eu prometo ! E para aumentar ainda mais a generosa lista das qualidades do bacanão aí, o aceto balsâmico tem o oportuníssimo-e-pra-lá-de-benvindo bônus de ser considerado um eficiente afrodisíaco. Ntão tá, né ... bingo!!

1/2 xícara de aceto balsâmico
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de creme de leite fresco
3 gemas de ovos
12 morangos, partidos ao meio longitudinalmente
4 colheres de sopa de uma granola bacana

para o creme

1. Coloque em uma panela de fundo inoxidável o açúcar e o aceto balsâmico. Leve ao fogo e com um pincel de confeiteiro que foi mergulhado em água fria pincele os lados da panela de forma a retirar todo o açúcar residual de suas paredes ( se você não fizer isso o seu caramelo poderá cristalizar e tudo vai por saco).
2. Cozinhe até o aceto evaporar e formar um caramelo escuro (*) e acrescente o creme de leite . Mantenha-se afastado da panela pois a adição do creme irá provocar uma hiper atividade e você poderá se queimar.
3. Deixe cozinhar até que todo o caramelo se dissolva no molho.
4. Baixe o fogo e acrescente os ovos batendo vigorosamente sem parar até o molho ficar cremoso. 5. Retire imediatamente do fogo e continue batendo para baixar um pouco a temperatura. Reserve.

ao servir

1. Distribua os morangos em duas taças. Sobre ele coloque a granola e o creme balsâmico ainda morno ... e vá correndo agradar o seu benzinho !! Psiu, não esqueça as taças ...

***
(*) Tenha um pote com água fria com você antes de começar a preparar o creme. Para testar se o caramelo balsâmico está no ponto, retire um pouco deste com a ponta de uma colher e mergulhe imediatamente na água fria. Faça o teste com a ponta dos dedos. Se ele ficar no ponto de bala ( uma pasta espessa mas ainda maleável) ele estará pronto para receber o creme de leite. Imediatamente . Não perca tempo ou o seu creme e a sua noite de amor irão queimar. And it would be very bad ! Too bad, indeed!!!

15 comentários:

Axly disse...

Isso ai Chefinho!
Como sempre, uma receitinha sexy para o Dia dos Namorados!
Kisss^^

Luciano Lunkes disse...

hmm..depois me conta o resultado, Axly...heheh

Eduardo Luz disse...

Estva dando uma flanada pelo meu blog roll e acabei aqui.
Parabéns! O blog está excelente.
O único problema será achar a tal língua de cordeiro.
Abs.

Luciano Lunkes disse...

Olá Edu,

voce encontra as línguas de cordeiro na loja "Cordeiros Pedras Altas" que fica em frente ao Shopping Moinhos.
super abraço

Anônimo disse...

só preciso de uma taça...

Luciano Lunkes disse...

ok, deixa que eu fico com a outra...(risos)

Tom Serratti disse...

Hei, Luciano. Sou novo por aqui. Encontrei teu site "por engano" e adorei, rapaz. Moro na Lapônia e sempre que posso quero criar algo diferente pra servir pra convidados que se deixar só comem batata e carne de rena.
Estou com um vidro de balsamico aqui que todo dia olha pra mim e me diz "me usa". Realmente eu nao tenho muita idéia de como combinar o balsâmico. Ainda mais com morango.
Meus parabéns pelo site.

Luciano Lunkes disse...

Lapônia na Escandinávia?? Puxa, rapaz, que estas fazendo ai?? heheh.. olha, o balsâmico é um produto super versátil você irá encontrar varias ideias na net. essa ai me saiu no improviso. Não tnha muita ideia de como seria mas adorei mo resultado.
super abraço

Claudia Rossa disse...

Humm, delícia!!! Te procurei no twitter... estás lá? Bj.

Jackie Naufal disse...

Luciano Boa Noite, onde encontro o acetato balsâmico?
Parabéns pelo profissionalismo seu site e suas receitas são maravilhosas e de muito bom gosto.
Abraço
Jacqueline Naufal

Luciano Lunkes disse...

Ola jacqueline,

obrigado pelos comentários. O Aceto balsâmico, na verdade, é o vinagre balsãmico. Você o encontra em varios supermercados e casas de produtos de cozinha.
Obrigado pela visita ao conha.
abraço

Jackie Naufal disse...

Boa Noite Luciano
Obrigada pela rápida resposta.
Outra pergunta, se o morango não for a fruta da época, qual outra fruta posso substituir para ter o mesmo efeito afrodisíaco?
abraço
Jackie Naufal

Luciano Lunkes disse...

Estás bem intencionada, certo? heheh .. olha, balsämico fice exclente com caqui. Como estamos na época do caqui, faça a experiência. tenho certeza que vais gostar muito.
abraço

Jackie Naufal disse...

Obrigado Luciano...acertou em cheio...estou super bem intencionada...rsss
Obrigado pela dica, e mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.
bjs
Jackie

Jackie Naufal disse...

Luciano, a receita foi Aprovadíssima. Recomendo muito!!!!